Envio de livros, cartas e etc o endereço é. Leonardo de Souza Rodrigues, Três Lagoas, MS RUA B, Bairro Nova Três Lagoas cep: 79620-375

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Resenha - Jogando xadrez com os anjos

Enredo: 

Escrito por Fabiane Ribeiro, a história se passa em 1947 na Inglaterra, após a Segunda Guerra Mundial, em um período em que a Europa encontra-se devastada. Anny foi entregue à família vizinha para que seus pais pudessem seguir seus trabalhos misteriosos longe dali. Os vizinhos a tratavam como escrava, portanto, ela estava sozinha e seu único consolo era um jogo de xadrez - um presente do pai antes de partir -, e seu amigo misterioso que jogava com ela e a ensinava sobre o mundo lá fora. Mesmo com todas as dificuldades, Anny jamais perdeu a fé e a esperança.

Personagens:

- Anny, mesmo com apenas 8 anos, é sonhadora, e seu único lazer é jogar xadrez, por muitas vezes sozinha.

- Pepeu (Pedro Leopoldo), 21 anos, tão sonhador quanto Anny, apareceu como um anjo na vida da garota.

- Hermes, homem de meia-idade responsável por cuidar de Anny juntamente com sua esposa Jane, é um homem amargurado.

- Jane, esposa de Hermes, extremamente má com a menina Anny, tão amargurada quanto o marido.

- Desiree, 12 anos, deficiente visual, vizinha da nova casa de Anny, ensina sobre superação e pureza.

- Frank, médico inglês, 80 anos, cura Anny após uma surra dada por Jane, ele a ensina sobre anjos e fala de sua esposa Betty Lou, a qual o visita todas as noites após a morte, na forma de um anjo.

Capa e diagramação

O livro tem duas capas: a primeira, de 2011, versão inicial do livro; e a segunda de 2012, quando o livro foi reeditado. As duas são muito parecidas, com a foto de uma menina e algodões. Porém, na primeira a menina tem uma expressão de sofrimento enquanto na segunda tem uma expressão mais alegre. Quanto à diagramação, não posso dizer pois baixei o livro em PDF e li no celular.

Opinião pessoal

A história é bem contada, com muitos detalhes a respeito das coisas que Anny vive no seu dia a dia, e os sonhos que ela tem com o reino xadrez. É um livro cheio de cicatrizes e ao mesmo tempo muita luz. Cada pedacinho nos mostra a aceitação das coisas que acontecem e a esperança de que tudo será melhor um dia; uma grande lição de que devemos encarar tudo com amor e ternura. No entanto, o enredo em si poderia ter tomado rumos diferentes, mais interessantes, pois aparecem muitos personagens no decorrer da trama e em certos momentos fica um pouco confuso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário