O ano era 1974, período em que as rádios americanas obrigavam todos seus ouvintes a escutarem dezenas de acordes de guitarra e toda uma super produção onde valia mais o virtuosismo dos músicos do que o da sua mola propulsora, a adrenalina. Enquanto isso, em Forest Hills, subúrbio de Nova York, três rapazes se juntaram para seguir o caminho oposto de tudo aquilo, compram uns instrumentos baratos e com uma primeira formação, Johnny (guitarra), Joey (bateria) e DeeDee (baixo e vocal) começam a ensaiar temas curtos e rápidos. Com o tempo Tommy entra no grupo assumindo a bateria e a line up da banda foi reconstruída, com Joey indo para os vocais, Johnny permanecendo na guitarra e DeeDee no baixo.
Fãs dos Beatles, adotaram Ramones como sobrenome (Ramone foi o nome homônimo usado por Paul McCartney, na época em que os Beatles iam para a Alemanha, para se hospedar em hotéis em uma tentativa de despistar a imprensa e os fãs) surgindo assim o nome da banda: THE RAMONES. Os quatro rapazes conseguem marcar uma primeira apresentação num clube novaiorquino chamado C.B.G.B.(Country BlueGrass and Blues) onde deveria ser palco apenas para as bandas de country. Com um repertório de 16 músicas (todas com menos de 3 minutos) e usando jaquetas de couro, calças jeans rasgadas e o habitual tênis sujo, chegam ao final do ano com 25 apresentações no C.B.G.B..
Em junho de 2010 a revista Paste nomeou os 10 maiores hits da lendária banda de punk rock RAMONES. Além da seleção, a revista justificou suas escolhas, confira a lista abaixo:
10. “Rock N' Roll High School” Canção divertida, assim como o filme homônimo.
9. “I Wanna Be Sedated” Para uma canção triste, ela faz as pessoas felizes, funciona até com crianças de quatro anos de idade.
8. “Beat on the Brat” Dee Dee Ramone conta que Joey compôs essa letra ao ver uma mãe correndo atrás do filho para bater nele.
7. “The KKK Took My Baby Away” Canção que ganhou covers de nomes como Pearl Jam e Marilyn Manson.
6. “I Wanna Be Your Boyfriend” Apesar do seu jeito sarcástico, Joey mostrou que era um sujeito romântico.
5. “Cretin Hop” Batizada por causa de uma rua em Minnesota, EUA, a canção faz parte da trilha sonora do filme "SLC Punk".
4. “Rockaway Beach” A canção fala sobre uma praia que era muito visitada por Dee Dee Ramone.
3. “Sheena is a Punk Rocker” Quando Thurston Moore faz cover de uma canção sua, pode saber que você acertou.
2. “Judy is a Punk” 1 min e meio de pura perfeição.
1. “Blitzkrieg Bop” Se você não sabia que essa seria a música número um, está enganando a si mesmo.
Ao longo de seus 22 anos de existência, os Ramones totalizaram 2.263 apresentações ao redor do mundo. Além de conquistar público, os meninos de Nova Iorque ganharam a admiração de fãs que acompanharam e repassaram o sucesso do grupo para as mais novas gerações.
O fim dos Ramones foi trágico, antes mesmo da morte de Joey Ramone. Em função da ‘postura engessada’ que a banda precisava carregar, em 1996 eles resolveram parar de tocar. Desde o fim dos Ramones, Joey lutava contra o câncer linfático e planejava seu disco solo. No final do ano 2000 o câncer deu uma trégua e o vocalista ainda fragilizado lançou um álbum em que mostrava sua vocação de multi-instrumentista, tocando todos os instrumentos e ainda cantando.
Em dezembro Joey escorregou no gelo da calçada à frente de seu apartamento e quebrou a bacia. A medicação do tratamento foi interrompida para que uma cirurgia fosse realizada e assim o câncer se alastrou. No dia 15 de abril de 2001 Joey Ramone faleceu. A notícia abalou milhares de fãs do mundo inteiro. Os Ramones eram tudo para Joey, ele era um dos símbolos do punk e um dos vocalistas e personagens mais influentes e queridas da história do rock e da música.
Brenda Guedes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário