SINOPSE:
O livro é narrado em primeira pessoa por meio de cartas enviadas de um garoto chamado Charlie, que está saindo da pré-adolescência e entrando a selvageria da vida do High School (Ensino Médio), nelas ele conta parte de sua vida, compartilha experiências, seus sentimentos e medos.
A cada carta Charlie descobre um pouco mais sobre si, sobre os outros e o leitor passa a ver a vida aos olhos de um pré-adolescente que sobrevive a cada dia evoluindo, mas ao mesmo tempo sendo ninguém mais que ele mesmo.
Então, seja bem vindo à um mundo de sexo, drogas, rock n' roll, inseguranças e de redescoberta do mundo e, principalmente, de si mesmo.
PERSONAGENS:
O primeiro que podemos falar é Charlie, um menino sensível, (muito) inocente, tímido, torna-se leitor compulsivo ao longo da trama por incentivo de Bill - seu professor de Inglês. Charlie é perturbado por fantasmas do passado, porém acaba se revelando uma pessoa agradável e sociável ao longo da trama.
Em seguida, Patrick - também conhecido como "Nada" - ele e Charlie se conhecem durante a aula de trabalhos manuais e voltam a se encontrar em um jogo de futebol da escola, ele é animado e está sempre de bem com a vida, e sua irmã, não de sangue, Sam é bonita, inteligente e se torna a paixão platônica de Charlie.
Ao longo da trama, conhecemos Mary Elisabeth, a primeira namorada de Charlie, sua mãe, pai, irmã que está no ultimo ano do High School e o irmão que se encontra no primeiro da universidade, onde joga futebol.
CAPA E DIAGRAMAÇÃO:
Durante sua publicação o livro teve duas capas, a "original" e outra que é a mesma que a capa do filme. Considero ambas bonitas, cada uma em seu próprio estilo, mas sempre em tons de verde. Outro ponto positivo é a boa divisão das cartas, do espaçamento das letra e o fato do livro ser divididos em quatro partes que foram, ao meu ver, as fases da evolução e amadurecimento de Charlie.
OPINIÃO PESSOAL:
Eu adoro o livro, considero um dos meus favoritos, mas algo que me decepciona é a inocência de
Charlie e algumas de suas reflexões, que tornam o livro cansativo; fora isso é um ótimo livro. A
história conta com personagens cativantes e bem humorados que nos prendem e nos fazem repensar sobre alguns atos de nosso dia a dia. Outro ponto foi a vastidão de clássicos da literatura e de musicas citadas que compõe a história e com sinceridade, eu ouvi todas as músicas.
Sobre o filme eu também gosto muito, mesmo que tenham cortado algumas partes não foi nada tão drástico capaz de quem não leu não compreender o enredo. Quanto a escolha dos atores para os papéis eu simplesmente não poderia ter escolhido melhor, cada atriz e ator se adaptou ao seu devido papel, encarnando a alma do personagem em questão. Por fim, o trio principal, composto por Logan Lerman (Charlie), Emma Watson (Sam) e Ezra Miller (Patrick) que segundo a crítica, irão compor parte do "Time A" de Hollywood nos próximos anos.
Maria Rita
Nenhum comentário:
Postar um comentário